Nova Ortografia



Novo Acordo Ortográfico é adiado para 2016

     O objetivo de adiar a vigência do novo Acordo Ortográfico visa a alinhar o cronograma brasileiro com o de outros países e dar um maior prazo de adaptação às pessoas.

       A vigência obrigatória do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi adiada pelo governo brasileiro por mais três anos. A implementação integral da nova ortografia estava prevista para 1º de janeiro de 2013, contudo, o Governo Federal adiou para 1º de janeiro de 2016, prazo estabelecido também por Portugal.


    Existem muitos mitos e inverdades a respeito da nova ortografia. Tem gente por aí dizendo que não se usa mais acento nenhum. Outros dizendo que teremos que mudar o modo de falar algumas palavras pelo fato de alguns acentos terem sido eliminados como o trema de linguica.
    Vamos todos tomar cuidado com essas falsas e equivocadas afirmações. Não tem nada disso que não se usa mais acento. O que mudou foi apenas o trema e o acento agudo dos ditongos abertos das palavras paroxítonas.
    Quanto a termos que mudar a forma de pronunciar, existe mais um grande equívoco. A mudança é ortográfica, ou seja, é na escrita e não na fala.
    Não se pode negar que há contradições com esse acordo ortográfico. Existem gramáticos que defendem uma coisa e o dicionário mostra outra.
    É o exemplo da palavra reescrever. Segundo a regra, palavras que têm duas vogais consecutivas precisam do hífen para separá-las. No entanto, há gramáticos que usam a forma com hífen e no novo dicionário Aurélio a palavra aparece com os dois EE juntos,    quer dizer, sem hífen. Isso talvez se deve à ideia de que não temos aí um sentido de junção de palavras e sim uma única palavra.
    Talvez você esteja achando difícil de entender ou se perguntando:  Então qual forma devo usar?
    A minha dica é a seguinte: compre um bom dicionário Silveira Bueno e/ou Aurélio (atualizados) e siga o que neles está escrito.É a melhor forma de estar de acordo com a reforma ortográfica.
    Seguem abaixo algumas cartilhas com explicações sobre o acordo. Espero que isso possa lhe ajudar e tirar suas dúvidas. Se ainda houver outras dúvidas nos escreva no perguntas e respostas.
 
 Para acessar os documentos clique nos links :
 
       Vale lembrar que a antiga ortografia vale até dezembro de 2012.  A partir de 2013 somente será válida a nova ortografia. Então, não deixem para a última hora, vamos começar rapidinho a estudar as novas regras.