Dicas Gerais


     Neste espaço vamos apresentar várias questões que despertam dúvidas nos falantes de Língua Portuguesa. Vamos ler e nos atualizar para as questões cotidianas.
 
 


"A nível" ou "Em nível"?

Essa expressão requer a preposição "em", portanto a forma correta e a única que deve ser usada é "em nível". O mais interessante dessa expressão é que ela não é necessária e pode ser suprimida, pois não acrescenta nada ao que se escreve ou se diz. Por exemplo:
O assunto deve ser tratado em nível de família. (= O assunto deve ser tratado em família.)
Isso possibilita analisar o problema em nível de múltiplas soluções. (= Isso possibilita analisar o problema em múltiplas soluções.)
O tema foi decidido numa reunião em nível de juízes. (= O tema foi decidido numa reunião de juízes.)
Sua tarefa é desenvolver um trabalho em nível de exercícios para pessoas idosas. (= Sua tarefa é desenvolver um trabalho de exercícios para pessoas idosas.)
A campanha será feita em nível mundial. (= A campanha será mundial.)

ATENÇÃO
É correto o emprego da expressão "ao nível de" quando se quer dizer que algo está na mesma altura em relação a outra coisa, seja com sentido próprio (denotativo) ou sentido figurado (conotativo). Por exemplo:
Ubatuba está ao nível do mar. (= Ubatuba está na mesma altura do mar.)




"Afim" ou "A fim"?

1 - "Afim" é um adjetivo e significa igual, semelhante, parecido.
Suas ideias são afins.
Possuem temperamentos afins; por isso se relacionam tão bem.

2 - "A fim" faz parte da locução "a fim de", que significa para, com o propósito, com o intuito e indica finalidade:
Fez tudo aquilo a fim de nos convencer de sua inocência.
Apresentou-nos todas as propostas de pagamento a fim de vender os produtos.


"Acerca de", "A cerca de" ou "Há cerca de"?

1 - "Acerca de" é uma locução prepositiva e equivale a "sobre", "a respeito de". Por exemplo:
Estávamos conversando acerca de educação.
Eles falavam acerca de política.
2 - "A cerca de" indica aproximação. Por exemplo:
Minha família mora a cerca de 2 Km daqui.
3 - "Há cerca de" indica tempo decorrido. Por exemplo:
Compraram aquela casa há cerca de três anos.
Não nos falamos há cerca de dois meses.





20 MANEIRAS DE SER MAIS CRIATIVO E ORIGINAL

Que tal dar uma organizada na sua vida e ser mais criativo(a)? Com algumas dicas mostradas neste artigo todos que estiverem dispostos podem melhorar ainda mais seu lado criativo, e para aqueles que não são tão bons assim, fica a dica para iniciar.

Dicas para se tornas mais criativo

1)    Existe um tesouro perdido em sua cabeça: diria que uma mina de ouro. Se compararmos, para construir um computador com as mesmas características de seu cérebro seriam necessários mais de 30 bilhões e bilhões de dólares. Viu como somos todos milionários?

2)    Exercite seu cérebro a ser mais criativo: uma ótima dica é escrever sobre assuntos que não é acostumado, tente responder estas perguntas: como eu
posso fazer o meu trabalho melhor? Como eu poderia ajudar outras
pessoas? Como eu posso ajudar a minha empresa? Como eu posso ajudar
o meu país?

3)    Anote e deixe claros seus objetivos de vida. Deixe num local onde sempre possa ver seu progresso.

4)    Escreva e anote. Essa dica funciona mesmo, sempre que saio de casa levo no bolso uma caneta e papel, quando preciso anotar algo fica fácil. Caso tenha notebook, agenda eletrônica ou mesmo no celular também é válido.

5)    Organize suas idéias. Separe suas idéias por assuntos específicos: idéias para trabalho, para ganhar mais dinheiro, para curtir a vida. A leitura ajuda muito no aumento dessas idéias, além de viagens, conviver com novas pessoas, assistir filmes, etc.

6)     Observe o mundo ao seu redor. Tente tirar proveito de tudo que observa e absorva o que achar necessário.

7)    Seja curioso. Um das coisas que aprendi e não ter medo do desconhecido,  sou curioso e saio logo perguntando as coisas que ainda não sei. Uma dica, ao falar com outra pessoa, demonstre sua atenção para que ela se sinta importante e compreendida naquele momento.

8)    Escute mais. Perceba quantos detalhes são mostrados quando escutamos mais.

9)    Busca novas fontes de idéias. Consiga isso através de novos amigos, leitura de bons livros, viagens para outros lugares, etc.

10)    Tente compreender antes de sair julgando.

11)     Deixe sua mente aberta para novas idéias, não bloqueie com pensamentos negativos.

12)    Procure ter atitudes positivas e otimistas durante seu dia. As energias boas virão, facilitando a realização de nossos objetivos.

13)     Reserve um horário e lugar todos os dias onde possa pensar.

14)     Resolva seus problemas um de cada vez. Divida os grandes problemas em pequenos, e tente resolver um de cada vez. Estimule seu subconsciente  a trabalhar.

15)     Crie grandes idéias a partir de pequenas idéias. Associe, combine, adapte, modifique, aumente, diminua, substitua, re-organize e finalmente adapte as idéias que você já teve.

16)     Não deixem que enfraqueçam seu cérebro: Fique longe de: barulho, ideias negativas, fadiga, trabalho que não estimula sua criatividade, etc.

17)     Pense grande. Faça grandes metas, com grandes objetivos.

18)     Exercite seu cérebro com perguntas simples: Quem? Quando? Onde? O que? Por quê? Qual? Como?

19)     Idéias sem ação são apenas sonhos. Uma idéia razoável colocada em ação vale mais do que a sua grande idéia não executada.

20)     Utilize seu tempo livre com sabedoria. Muitos das grandes criações e descobertas foram realizados no tempo ocioso de seus criadores. Não desperdice esta oportunidade.

 

Para finalizar com chave de ouro, deixo com vocês algumas frases de grandes inventores, pensadores e sua visão sobre a arte de criar:

“As pessoas que vencem nesse mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam.” – Bernard Shaw – Filósofo

“Minhas invenções são fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração.” – Thomas Edison – Inventor

“As mentes são como os pára-quedas: só funcionam se estiverem abertas.” – Ruth Noller – Pesquisadora da Universidade de Buffalo

“As ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado.” – David Ogilvy – Publicitário.

 

 

Vídeo do YouTube

 

Vídeo do YouTube


 
Comments