Denegrir imagem

postado em 20 de set de 2011 06:04 por Robson Moraes   [ 6 de out de 2011 05:18 atualizado‎(s)‎ ]
        Certa vez conversando com alguns colegas professores eu disse que algumas atitudes praticadas sem pensar podem denegrir a imagem de uma pessoa.
         Um dos colegas presentes ficou irritado e disse que essa palavra deveria ser retirada dos dicionários.
         Confesso que fiquei surpreso com a reação do colega e procurei o significado da palavra e lá estava  v.t.d 1. Enegrecer.
Manchar.3. Infamar. Denegridor (adj).
         Esses eram os significados existentes no novo Aurélio e no Silveira Bueno ainda se observava  Difamar imagem e tornar negro, como uns dos seus vários significados.
       O que fui entender depois é que esse meu colega alegou que se tratava de uma palavra racista por dizer tornar negro.
         Agora vamos pensar bem. Como podemos afimar que uma palavra que tem vários significados pode ter cunho racista? É evidente que quando eu usei a palavra eu quis dizer que ela Difamava a pessoa e não a tornava negra.
       E essa questão de tirar palavra do dicionário por causa de um significado também é pura falta de informação. Deve-se sempre contextualizar a palavra ao que está sendo falado.
      Um claro exemplo dessa multiplicidade de significados pode ser percebido na palavra Formidável que, dentre seus vários significados, também se encontram terrível e pavoroso. No entanto, se você achou o vestido de um mulher muito bonito e disser que está formidável, em hipótese alguma você quererá dizer que é terrível ou pavoroso.
      O mesmo aparece com a palavra Sofisticado ou Sofisticar. Além do significado de requintado também temos falsamente refinado ou falsificado. Apesar de ter esses significados pejorativos ninguém fala que essas palavras têm que sair do dicionário .
      Portanto galera, antes de sair por aí querendo brigar por alguma palavra que ouviu e achou ofensiva, procure no dicionário seus significados e fique calmo(a).
  
Comments