Como elaborar resumos
O resumo tem por
objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num
texto. Sua elaboração é bastante complexa, já que envolve habilidades como
leitura competente, análise detalhada das ideias do autor, discriminação e
hierarquização dessas idéias e redação clara e objetiva do texto final. Em
contrapartida, dominar a técnica de fazer resumos é de grande utilidade para
qualquer atividade intelectual que envolva seleção e apresentação de fatos,
processos, idéias, etc.
O resumo pode se
apresentar de várias formas, conforme o objetivo a que se destina. No sentido
estrito, padrão, deve reproduzir as opiniões do autor do texto original, a
ordem como essas são apresentadas e as articulações lógicas do texto, sem
emitir comentários ou juízos de valor. Dito de outro modo, trata-se de reduzir
o texto a uma fração da extensão original, mantendo sua estrutura e seus pontos
essenciais.
Quando não há a
exigência de um resumo formal, o texto pode igualmente ser sintetizado de forma
mais livre, com variantes na estrutura. Uma maneira é iniciar com uma frase do
tipo: "No texto ....., de ......, publicado em......., o autor apresenta/
discute/ analisa/ critica/ questiona ....... tal tema, posicionando-se
.....". Esta forma tem a vantagem de dar ao leitor uma visão prévia e
geral, orientando, assim, a compreensão de que segue. Este tipo de síntese
pode, se for pertinente, vir acompanhada de comentários e julgamentos sobre a
posição do autor do texto e até sobre o tema desenvolvido.
Em qualquer tipo
de resumo, entretanto, dois cuidados são indispensáveis: buscar a essência do
texto e manter-se fiel às idéias do autor. Copiar partes do texto e fazer uma
"colagem", sob a alegação de buscar fidelidade às idéias do autor não
é permitido, pois o resumo deve ser o resultado de um processo de
"filtragem", uma (re) elaboração de quem resume. Se for conveniente
utilizar excertos do original (para reforçar algum ponto de vista, por
exemplo), esses devem ser breves e estar identificados (autor e página).
Uma sequência de
passos eficiente para fazer um bom resumo é a seguinte:
a.
ler atentamente o
texto a ser resumido, assinalando nele as ideias que forem parecendo
significativas à primeira leitura;
b.
identificar o gênero
a que pertence o texto (uma narrativa, um texto opinativo, uma receita, um
discurso político, um relato cômico, um diálogo, etc.
c.
identificar a idéia
principal (às vezes, essa identificação demanda seleções sucessivas, como nos
concursos de beleza...);
d.
identificar a
organização - articulações e movimento - do texto (o modo como as idéias
secundárias se ligam logicamente à principal);
e.
identificar as idéias
secundárias e agrupá-las em subconjuntos (por exemplo: segundo sua ligação com
a principal, quando houver diferentes níveis de importância; segundo pontos em
comum, quando se perceberem subtemas);
f.
identificar os
principais recursos utilizados (exemplos, comparações e outras vozes que ajudam
a entender o texto, mas que não devem constar no resumo formal, apenas no
livre, quando necessário);
g.
esquematizar o
resultado desse processamento;
h.
redigir o texto.
Evidentemente,
alguns resumos são mais fáceis de fazer do que outros, dependendo especialmente
da organização e da extensão do texto original. Assim, um texto não muito longo
e cuja estrutura seja perceptível à primeira leitura, apresentará poucas
dificuldades a quem resume. De todo modo, quem domina a técnica - e esse
domínio só se adquire na prática - não encontrará obstáculos na tarefa de
resumir, qualquer que seja o tipo de texto.
1. Resumos são, igualmente, ferramentas úteis ao estudo e à memorização
de textos escritos. Além disso, textos falados também são passíveis de resumir.
Anotações de idéias significativas ouvidas no decorrer de uma palestra, por
exemplo, podem vir a constituir uma versão resumida de um texto oral.